quarta-feira, 24 de junho de 2009

São João

Boa tarde a todos!!!
Para quem não sabe, hoje é dia de S. João. E, que tipo de tradições estão inerentes a esta comemoração? Nós explicamos-te:

Apesar do Santo António ser o mais conhecido, São João é o santo que tem a maior festa. A animação dura dia e noite!!! Sabias que o santo que se comemora no Porto não é o São João Baptista, como todos pensam? É o São João do Porto, o padroeiro desta cidade. O dia 24 de Junho, data do seu nascimento, foi-lhe consagrada.
Na noite de S. João, as ruas enchem-se de foliões que passeiam o alho porro ou martelos (de plástico). As pessoas compram manjericos e comem sardinha assada e caldo verde. A festa começa na Ribeira mas, depois do Fogo-de-Artifício (à meia-noite), a festa espalha-se pelos quatro cantos da cidade e só termina ao nascer do sol. Para espantar o cansaço vai-se parando nos bailaricos de bairro e salta-se a fogueira. Manda a tradição que a festa termine com um banho de mar, na Foz. Neste caso, a festa de São João mistura-se com as festas do início do Verão, época relacionada com a fecundidade (nascem novos frutos, cereais e, antigamente, as pessoas casavam-se nessa altura).

Bom Feriado,

Sem comentários:

Enviar um comentário